segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Desigualdade social, um caminho difícil.

Pensar a desigualdade social é primeiramente imaginar que o mundo teria que ter começado de uma outra forma completamente diferente. Onde nós hoje, não estaríamos presenciando e vivenciando essa difícil realidade presente em todas as partes do mundo, e nem eu estaria aqui neste momento escrevendo sobre esse tema. A desigualdade nos traz aquela sensação de injustiça, não ter direitos iguais, nem poder viver dignamente sem condições igualitárias na sociedade. Mas, ainda não conseguimos enxergar o outro como um ser igual, seja ele, pobre, rico, deficiente, negro, homossexual. Aceitar que essa pessoa tenha os mesmos direitos e deveres, e principalmente que tenham as mesmas condições de vida. Fomos criados dentro dessa realidade.

Em todas as nossas relações seja na escola, na família, esse pensamento já estava estabelecido, com isso, deixamos que essa realidade passe despercebida. E o ciclo continua, as crianças e os jovens ainda vivem essa mesma desigualdade. É claro que sabemos dos elementos que causam essa desestrutura na sociedade que é a política, economia, fatores culturais, entre outros.

Sim, sabemos disso, e não nos movemos. Então, essa constante dominação dos grandes poderes continuará, e quem sonha com uma sociedade igualitária pode crer que isso estar cada vez mais distante de nós. É preciso que haja a grande transformação, mas ela só aconteceria se a sociedade deixasse o comodismo de lado e criasse e propulsasse uma conscientização popular. Este seria o primeiro passo, exigir uma modificação no sistema, seja no judiciário, legislativo ou executivo. Cobrar das autoridades uma distribuição de renda digna.

Enfim, talvez essa atitude pudesse encurtar o caminho de conseguirmos driblar essa difícil realidade e assim contribuiremos para um desenvolvimento social. Mas o que me desanima ao terminar esse artigo é que sabemos dos caminhos, nos movimentamos como podemos, mas o grande problema continua sendo a falta de interesse das pessoas que querem continuar no poder, ter cada vez mais riquezas, principalmente àquelas que têm milhões e milhões de dinheiro para administrar... É, Desigualdade social? Realmente é um caminho ainda muito difícil.